Translate

quinta-feira, 12 de março de 2015

O Espelho Sujo

     Meus professores de história sempre falam a célebre frase "A História é cíclica, por isso é tão importante estudar os assuntos do passado para que não voltem a ocorrer". Mas sempre buscávamos entender "o que esse cara tá falando???". Para quem não é da área de história, sociologia e áreas afins estas frases podem não fazer sentido, mas há meses venho analisando e vou expor aqui conclusões a que cheguei, espero quem leiam com, no mínimo, respeito.

Manifestações: em março e abril de 1964 ocorreram diversas manifestações pelo país, duas em especial que se chamaram de "Marcha da Família com Deus Pela Liberdade", e a segunda no dia 02 de abril (um dia após o golpe militar) chamada de "Marcha da Vitória".
   No ano de 2014 e no pouco de 2015 que vivemos, temos visto uma instabilidade político-social resultando em milhares de manifestações (muitas sem sentido), paralisações e greves por todo o país.

Motivos: em 1964, mais precisamente no dia 13 de março, o presidente João Goulart, fazia um discurso prometendo reformas de base. Este presidente tinha fortes laços políticos com países do bloco oriental, ou seja, os países comunistas após a Segunda Guerra Mundial, entre eles China, União Soviética e Cuba. Por isso este presidente era tido como comunista. Motivando as revoltas pelo país pedindo que o presidente fosse tirado do poder nem que para isso fosse necessário que os militares o tirassem de lá.
    Em 2014 a presidenta Dilma Rousseff se elegeu com discursos tipicamente comunistas onde o pobre teria "vantagens". Ainda em 2014 a presidenta formou o banco do BRICS que reúne Brasil, Russia, Índia, China e Africa do Sul. esta presidenta vem sendo chamada de comunista há muito tempo também. Esse motivos levam pessoas a pedir a intervenção militar no país.

Consciência Política: em 1964 o povo estava em meio a guerra fria e temia a ameaça comunista repassada tanto por livros, filmes e relatos hollywoodianos com o famoso tema "Comunista coma criancinhas", mostrando que a forma de governo comunista era brutal, opressora e assassina. Acabaram apoiando um regime de extrema direita que foi tudo isso multiplicado por um milhão.
    Em 2014/2015 o povo tem tecnologia a cada segundo do dia, mas a maioria não tem inteligencia política agindo pela vontade da massa agitada pela classe média alta da sociedade descontente com o governo que está prejudicando os donos de empresas. Mas o mais importante de tudo, a manifestação na rua serve pra uma coisa: Fotos pras redes sociais mostrando que sou revoltadinho, com frases de efeito, hipócritas, como por exemplo: "Vocês não nos representam!"

Resultou em que??:  em 1964 estas manifestações deram tanto apoio aos militares que na noite de 31 de março de 1964 todos os quarteis generais, principalmente em Brasília e Rio de Janeiro, pois muitas instituições governamentais ainda não tinham se mudado para a nova capital, e nas primeiras horas do dia 1º de abril de 1964 as sedes do governo amanheceram rodeadas por carros de combate e homens armados forçando a saída do regime democrático e impondo a sua "justiça".
     Será que em 2015, 51 anos depois vamos ter a mesma coisa se repetindo? este espelho está tão sujo que não conseguimos ver o reflexo de forma com que nos conscientizemos que o que aconteceu não é o ideal? Vamos mesmo forçar a saída de um regime democrático, que nos permite por lei até mesmo pedir idiotices como estas, substituindo pela "lei e justiça" opressora do regime ditatorial militar??


15/03 - EU NÃO VOU!!!! 

5 comentários:

  1. Meus professores diziam a mesma coisa... Tenho um ainda que é viúva da ditadura é triste foi militar, fez história e chama "revolução" de 1964. Ele conta como se fosse bom... Acredito que nosso país não viu coisa pior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste de ver isso acontecer e alguns alunos ainda apoiam... Não foi nada boa a ditadura e não lembro dele ter citado tortura. Lembro muito bem chamar a Dilma de terrorista (não sou petista mas eram reações proporcionais como a tortura,desaparecimento). Os socialistas ali deram uma reação a perseguição e assassinatos não se pode colocar os militares como inocentes. Confesso que esperava muito mais dele porque ele fez HISTÓRIA e deveria saber observar os dois lados. A alienação é mesmo triste... Acredito que seja culpa do treinamento militar para ficar com essa cegueira e não ver o que fizeram com o país e o seu povo.

      Excluir
  2. veja querido(a) leitor(a), concordo plenamente com seu ponto de visto e creio eu que se não começarmos a tomar cuidado com nossos pedidos eles podem ser ouvidos e é aí que se encontra o perigo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Super diferente e com conteúdo, ao contrário de alguns que vemos por aí. Consegui entender muita coisa que antes eu não entendia e sou grata a você por isso!
    E concordo plenamente, não adianta repetirmos o que aconteceu a 51 anos atrás. Se não deu resultado antigamente quando o povo realmente lutava e não fingia que lutava apenas para tirar foto e postar, por que daria agora?
    O comunismo só vem se alastrando e os leigos nem percebem... Deplorável! E ainda tem gente que quer a ditadura de volta... Sinceramente, esse é o tipo de assunto que me faz ficar indignada e revoltada!

    foradocontexto.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço pelo elogio e quanto a sua afirmação final, bom, ela é o objetivo deste blog e toda vez que alguém atigir este estado de espírito quando ler meus posts, com certeza me sentirei satisfeito!

      Excluir