Translate

sábado, 9 de agosto de 2014

Paz sem voz não é medo

Há algum tempo, uma rede midiática paranaense lançou uma campanha com o tema “Paz sem voz é medo”. Ela nasceu com o intuito de nos alertar de que não adianta se exigir das autoridades a paz e ficar em silêncio.
            Mas sabemos que nosso sistema judiciário não tem capacidade de garantir tal paz, mesmo frente a várias e várias denúncias de agressões, ameaças de morte entre outros. E se tem, não utiliza tal capacidade pois o sistema carcerário não consegue nem ao menos ter capacidade física para manter o agressor preso.
            Quando conheci a campanha logo vi que estava frente a um enorme paradoxo próprio do nosso país, se alguém te ameaça denuncie, se vai ser resolvido, aí é outra história. Mas a campanha não teve a preocupação de apresentar os enormes rombos presentes em nossa constituição antiquada e retrógrada que, quando coloca alguém atrás das grades esta fazendo um enorme favor para esta pessoa.
            Todos nós sabemos os benefícios que um presidiário possui entre eles a comida quentinha, o auxilio reclusão, o direito de trabalhar para reduzir a pena ou sair com um terço da pena cumprida por bom comportamento. Enquanto isso vários cidadãos que não cometeram crime algum estão jogados embaixo de nossos viadutos, sem comer a dias e não conseguem um emprego pela “inflação” no mercado de trabalho.
            Outro lado desse paradoxo é justamente aquele que já deveria ter sido alterado desde nossa independência, mas nos livramos de Portugal para padecer nos braços dos oligarcas. Este seria o caso dos responsáveis pelas alterações na constituição, os políticos. Eles não têm muito interesse nessa alteração, pois muitos deles seriam prejudicados pela rigorosidade das leis que eles mesmos criariam.

            Por isso acredito que a campanha nasceu com um ótimo objetivo, mas foram palavras jogadas ao vento, pois não temos pessoas capacitadas para criar leis nem prisões que corrijam verdadeiramente os cidadãos que infrinjam a constituição. Comecemos pela renovação do congresso e aí sim estaremos dando o primeiro passo rumo à paz verdadeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário