Translate

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia do Futuro

   Hoje é o Dia dos Professores (isso explica o título). Mas ao invés de dar um dia de homenagens vazias (nem todas) não seria melhor e mais honrado valorizá-los todos os dias?
   Sim, valorizá-lo. Um dia de homenagens aos professores é como o dia das mães, dos pais, do avós...você diz pra ele um parabéns e acha que por isso você perdoou todo o ano de desrespeito. Agora tudo faz sentido afinal, por isso é no fim do ano o dia dos professores, agora entendo.
   Acho que todos deveriam render sim homenagens todos os dias a essa profissão tão nobre, pois antes mesmo de sair da faculdade, o professor recebe uma missão dura e difícil. MUDAR A REALIDADE DA NAÇÃO.
   Você acreditou nos políticos que prometeram a mudança do panorama social da nação? Putz cara, você realmente precisa refletir sobre isso. Não são os deputados que vão aguentar 40 alunos em uma sala de aula pequena, sem uma lousa se quer, te ensinando que você é capaz de mudar o seu destino para melhor a cada ano de escolaridade concluído.
   O professor que desmotivado para dar aula já não acredita mais no desafio, pois não recebe apoio para concluí-lo de três bases essenciais:

Aluno: é o primeiro nível de desestímulo, pois o professor chega esperançoso para mudar o futuro de seus alunos através de uma forma interessante de estudar, com muita vontade de ensinar o que aprendeu em seus longos anos de graduação, pós, mestrado, doutorado...e acaba encontrando um aluno que tem o único desejo (egoísta) de se divertir, muitas vezes bêbado, com seus amigos por aí. Então o professor muda o método e se torna mais exigente e esbarra na segunda base.

Família do aluno: deveria ser responsável pela educação domiciliar do aluno para facilitar seu convívio na sociedade e seu aprendizado em sala de aula, porém agrega para si a postura de, ou ignorar o processo, ou então ir tirar a limpo com o professor "porque está perseguindo o aluno" e diz que o professor deveria fazer aquilo pelo que é pago para fazer, aí está uma pista da terceira base.

O político: este deveria repassar verbas para melhorar as condições do professor em sala de aula e o salário. No entanto, pode ser que muitos políticos não tiveram um bom professor e então acham que têm que se vigar em todos os professores existentes. Não repassam verbas, o professor se desestimula e a educação decai.

Reflexo: uma nação quem não sabe sua origem e nem quer saber, muitos trabalhadores de serviços braçais, poucos intelectuais, exploração do governo por que o povo não se interessa com política e uma consequência que renova o ciclo:
Um povo que vota em promessas (compra de votos) e espera o melhor para a nação (EU) por que não vai cobrar depois da eleição.

Volto a questão inicial:
Damos um dia aos professores e continuamos como está ou os valorizamos todos os dias e mudamos de verdade a nação???

2 comentários:

  1. Eu concordo com você no ponto que diz respeito às relações entre professor, aluno, família e Governo, visto que elas não estão conseguindo se equilibrar e mostrar resultados efetivos na melhora da educação. Percebo isso hoje, um dia após o ENEM, quando a maior parte da turma se queixou por não conseguir resolver as questões da prova, o que é uma consequência do ensino decadente.
    Mas alguns professores, sim, ainda se esforçam. Por exemplo, eu tive um professor que me marcou muito, não tanto pela matéria que ele ensinou (que apesar disso, era relacionada à Humanas e me fez analisar o mundo de uma forma diferente), mas principalmente pela ética que ele transmitia. Certa vez, eu tinha dado cola em uma prova e ele viu, mas não zerou minha nota, apenas disse que ficou "triste" comigo. Eu realmente adoro aquele professor, e isso que ele me disse teve um efeito muito maior em mim do que qualquer zero na prova.
    Enfim, parabéns aos bons professores que buscam formar cidadãos conscientes.

    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente contigo Cris, por isso encaro a missão de ser mais desses professores que realmente se importam com o aluno, mesmo que as condições externas a essa relação sejam desfavoráveis

      Excluir